top of page
  • Marília Feix

Amanda Magalhães | Mareia

Atualizado: 11 de dez. de 2023

A cantora, compositora, atriz e produtora musical Amanda Magalhães tem influências de MPB, R&B, POP e música afro-latinoamericana. A carioca estreia oficialmente na música em 2020, com a chegada do álbum Fragma, que traz participações de nomes como Seu Jorge e Liniker.


Em maio de 2023 a artista lança Maré de Cheiro, projeto que dialoga com diferentes sonoridades do Brasil. Participam do álbum a rapper paulistana Lurdez da Luz; a cantora baiana Assucena; as irmãs cirandeiras de pernambuco Dulce e Severina Baracho; e os cariocas da Banda Black Rio - grupo fundado na década de 70 pelo avô da artista, Oberdan Magalhães, e atualmente protagonizado por seu pai, William Magalhães.


No programa Lampeja Música, veiculado na rádio Fm Cultura de Porto Alegre, a artista conta a história da faixa “Mareia”. E depois, você ouve uma playlist de música brasileira incandescente. ✳︎ ▷ Ouça o programa aqui. ◁ ✳︎


Foto: Renato Stockler


“’Mareia’ integra o repertório do meu segundo álbum de estúdio, Maré de Cheiro [2023]. Fala sobre uma vivência de verão no litoral brasileiro. Eu estava inspirada nessa atmosfera de calor e latinidade. Por isso eu escolhi a cúmbia pra embalar essa história. A letra não foi baseada numa experiência pessoal. ‘Mareia’ foi um exercício de imaginação. Eu tinha acabado de ler Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado, e estava pirando em como seria esta figura imaginária da ‘femme fatale’ brasileira. E nesse sentido eu fui construindo essa personagem como se ela fosse um arrastão de sedução em pessoa. É uma figura que pode ser um pouco traiçoeira como o canto sereia. O título ‘Mareia’ veio de uma vontade de transformar ‘mar’ em verbo. O poder de sedução da personagem é tamanho, que ela conduz as ondas para irem e virem ao seu bel-prazer. E eu acho que essa é uma das minhas faixas preferidas do álbum. Eu sinto realmente o meu corpo se movimentar como se fosse uma onda,” conta Amanda Magalhães ao Lampeja Música.


#MúsicasTocadas: Amanda Magalhães + Assucena - Mareia

Criolo + Mayra Andrade - Ogum, Ogum

Francisco El Hombre - Nada Conterá a Primavera

Dingo - Desconstrução do Ser

Uyara Torrente - Ela Vem

Ian Ramil - O Bichinho

Frank Jorge & Kassin - Tô Negativado

Selton - Sampleando Devendra

Tuyo com Lucas Estrela - Solamente

O Terno - Nó

Zeca Baleiro - Ai que Saudade Docê

Luiza Brina + Teago Oliveira + - Quando isso Passar

Caetano Veloso e Jorge Mautner - Todo Errado

Gilsons - Mariana Volker - Devagarinho

Os Mulheres Negras - Imbarueri


#TrilhaSonora: Akeem Music - Jorge Bem, Presidên

Comments


bottom of page