• Marília Feix

Os Amantes | Colchão

Atualizado: Set 2

A banda paraense Os Amantes, formada da parceria entre o cantor, compositor, ator e produtor Jaloo, e a dupla de guitarrada e experimentação Strobo, estreou seu primeiro disco homônimo com patrocínio de Natura Musical no dia 10 de junho de 2021.


Jaloo é um dos nomes mais importantes da cena contemporânea brasileira. Nascido em Castanhal, no Pará, desde o início de sua carreira já se destacou como produtor de sonoridades inovadoras que transitam entre as raízes da música paraense e a sofisticação de seus beats, aliados a poesias criativas e singulares. O artista já recebeu elogios da cantora e compositora canadense Grimes, e seu primeiro disco, #1 (2015), teve a direção artística do lendário músico e produtor Carlos Eduardo Miranda. Em 2019 lançou ft (pt 1), um álbum feito com diversos convidados, entre eles Karol Conká, Céu, MC Tha, Charles Tixier, Manoel Cordeiro e Lucas Santtana.


Já a banda Strobo é composta por Léo Chermont (guitarra e efeitos) e Arthur Kunz (bateria e programações) e através da mistura de timbres sintéticos e acústicos trazem uma roupagem pop à música instrumental, o que resulta em uma sonoridade amazônica e ao mesmo tempo universal. Criado em 2011, o duo tem quatro discos lançados: “Strobo” (2011), “Delírio Cromático” (2012), “Mamãe quero ser pop” (2014) e "4" (2016), além de diversas colaborações.


Neste episódio do Lampeja, Jaloo irá contar a história da composição da faixa "Colchão", d'Os Amantes, e na sequencia, você ouve uma playlist de música brasileira incandescente, com diversidade de cores, gêneros, gerações e ritmos.



Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 30 de junho de 2021, na FM Cultura de Porto Alegre.


Foto: Maíra Henriques


"'Colchão' surgiu a partir de uma história de amor antiga. É sobre o meu primeiro amor. Eu lembro que a gente morava longe um do outro e quando chegavam às 11 da noite... O que que acontecia? O trem estava prestes a fechar e ele teria que ir pra casa, mas eu sempre falava: 'Ah! Então se você perder o trem não se preocupe que tem sempre uma vaga aqui no meu colchão.' E além dessa linda história muito simples de amor, também tem muita referência musical. Eu acho que a maior delas fica bem clara, que é a sonoridade da música baiana. Tem muito de Novos Baianos, só que junto, claro, vieram todas as referências atuais que a gente adquiriu em 2021. " Conta Jaloo.


#Playlist:

Trilha Sonora: Akeem Music - Jorge Bem, Presidên

Os Amantes - Colchão

David Byrne - Asa Branca

Dona Conceição + Paola Kirst - Dabudé

Elba Ramalho - Casa, Comida e Paixão

Dingo Bells - Bahia

Gilsons + Julia Mestre - India

Os Mulheres Negras - Imbaruerí

Letrux - Saúde (Acorda Amor)

Luana Carvalho - Hoje

Jorge Mautner - Super Mulher

Valeria Barcellos - Ninguém te Avisou