• Marília Feix

Tássia Reis | Dia Bom

A rapper, cantora e compositora paulista Tássia Reis lançou seu quarto álbum de estúdio, Próspera D+ (2021) com as participações de outros nomes importantes da cena contemporânea musical brasileira, como Tulipa Ruiz, Urias, Preta Ary, Monna Brutal e Melvin Santhana. As produção do disco também foi compartilhada entre EVEHIVE, Th4i, Theo Zagrae, Jules Hiero, Eduardo Brechó, Jhow Produz e Nelson D.


Além de sua carreira consistente e reconhecida internacionalmente em trabalho solo, Tássia também integra o grupo Rimas e Melodias e possui uma marca de roupas que expressa liberdade e autonomia feminina, chamada Xiu.


Neste episódio do Lampeja Música, ela conta a história da faixa "Dia Bom". E depois, você ouve uma playlist de música brasileira incandescente.



Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 3 de novembro de 2021, na FM Cultura de Porto Alegre.


Foto: Lucas Silvestre


"Eu comecei a criar "Dia Bom" durante esse momento pandêmico. Estava conversando com o meu amigo e produtor musical Theo Zagrae, e durante um papo descontraído, ele me mandou uma faixa que estava produzindo, mais como estudo. E eu pirei! Eu ouvi e gostei muito. Já era vibe que eu queria usar no futuro. E falei: 'Acho que o futuro chegou! Vou fazer essa canção!'


Escrevi a música falando sobre descansar de uma forma leve. Quis fazer isso porque eu entendi durante a pandemia que, quem me conhece sabe, eu sou workaholic. Mas descansar é tão importante quanto trabalhar, né? E aí eu entendi a importância disso e fiz com que isso se tornasse uma coisa gostosa, e acabei trabalhando, falando sobre descansar, né? Porque um dos meus ofícios é compor. Então acabei trabalhando pra fazer isso. Mas pensando que descansar também é bom, também é gostoso e faz parte do processo enquanto criativa, pra poder descansar a cabeça. Pensando na vida cotidiana, às vezes, a gente fica tão pilhado com algo e tentando resolver agora, sabe? E às vezes a gente não consegue, a gente não tem a resposta.


Também é sobre tentar deixar pra amanhã, para resolver com a cabeça mais fria, não tão quente, e assim conseguir melhores resultados. E descansar é bom mais, né? Acho que nós enquanto brasileiros sabemos muito bem como fazer isso. Como e onde, né? E como fazer de uma forma gostosa, independentemente se for no quintal de casa ou em uma praia." Explica Tássia Reis.


#Playlist:


Trilha Sonora: Akeem Music - Jorge Bem, Presidên

Tássia Reis + Tulipa Ruiz - Dia Bom

Rapping Hood - Disparada

Milton Nascimento - Drão

Pedro Cassel + Letrux - Merthiolate

Secos & Molhados - Fala

O Terno - Nó

Jorge Mautner - Perspectiva

Francisco el Hombre + Rubel - Se não Fosse por Ontem

Os Mutantes - Desculpe Baby

Ana Frango Elétrico + Luiza Brina - Somos Só

Nei Lisboa - Telhados de Paris

Julia Mestre - Cores e Nomes

Illy + Baco Exu do Blues - Me deixas Louca