• Marília Feix

Alfamor | Paô

Atualizado: Jun 1

A cantora e compositora gaúcha Paola Alfamor é também fotógrafa, artista plástica e tatuadora. Talvez essa lista de aptidões explique o que a torne tão sinestésica e transcendente também na música. Não há como ter apenas um dos sentidos acesos ao ouvir as canções de seu primeiro álbum, Onça, que já chega com as bençãos do mestre Tincoã Mateus Aleluia. Seu disco de estreia também conta com a produção de Saulo Duarte e as participações de Perotá Chingó, MãeAna, Arthur Braganti e Bruno Capinan.


Neste programa, Paola conta a história da faixa "Paô", que traz também o canto de seu Mateus Aleluia, e na sequência, uma playlist de música brasileira incandescente.



Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 13 de Janeiro de 2021, na FM Cultura de Porto Alegre.


Foto: Ana Alexandrino


"'Paô' surgiu da minha vivência com seu Mateus Aleluia, grande mestre e amigo. E a partir disso, ele começou a me chamar de Paô, e me explicou que no Candomblé, Paô também é uma saudação para os Orixás. E voltando da Bahia, contei isso pro Saulo Duarte, que estava produzindo o meu disco, e ele deu a ideia de eu escrever alguma música pensando na participação do seu Mateus. No momento eu achei meio pretensioso, mas alguns minutos depois a música veio inteira na minha cabeça, com melodia e tudo. Dias depois, num encontro com seu Mateus, eu cantei a música e ele adorou... E super topou fazer junto e somar nesse trabalho. Ele que me deu tanta força pra cantar, desde o primeiro momento. Isso foi muito emocionante pra mim, assim como tudo que ele me ensinou e ensina". Conta Paola Alfamor.


#TrilhaSonora: Akeem Music


#Playlist:

Alfamor + Mateus Aleluia - Paô

Almondegas - Até Não Mais

Luiza Lian - Iarinhas

David Byrne - Asa Branca

BaianaSystem + Siba - Cigano

Mallu Magalhães - Ô, Ana

Gal Costa + Tim Bernardes - Baby

João Pedro Cé - Faceira

Liniker - Psiu

Caetano Veloso - Amante Amado

Gilberto Gil + Joyce - Mounsieur Binot

Tulipa Ruiz - Pólen Tássia Reis - Desapegada

Karina Buhr - Dragão