• Marília Feix

Gabriela Lery | Interestelar

Atualizado: Mai 3

Gabriela Lery é uma talentosa guitarrista, cantora e compositora de Porto Alegre. Em outubro de 2020 ela lançou seu primeiro álbum, intitulado Arquipélago. O projeto contempla também um podcast e um site interativo, que exploram o universo do disco em profundidade, inundado de reflexões sobre o isolamento social e suas consequências emocionais.


Neste episódio do Lampeja Música ela conta a história da faixa "Interestelar". E depois, você ouve uma playlist de música brasileira incandescente.



Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 23 de dezembro de 2020, na FM Cultura de Porto Alegre.


Foto: Vitória Proença


"Eu gosto de brincar que 'Interestelar' é a minha canção de desamor. Eu comecei falando sobre o fim de uma relação e, como às vezes faço, fui fazendo associações livres. Pensei bastante sobre as palavras, mas não só sobre o sentidos delas, mas também sobre o ritmo, a métrica, as rimas, e o que elas formavam entre si. E lá pelas tantas, fazendo esses exercícios, eu esbarrei nessa palavra que é 'interestelar', que dá nome à canção. E ela mudou um pouco o sentido da música, pois deixou de ser só sobre um término e acabou passando a ser também sobre uma individualidade que estava ali perdida, ganhando uma perspectiva um pouco mais otimista. Porque eu acho que essa palavra traz uma sensação de grandiosidade, de algo muito maior que a gente". Explica Gabriela Lery.


#TrilhaSonora: Akeem Music


#Playlist:

Gabriela Lery - Interestelar

Valéria Barcellos + Paulo Renato Nardelli - Ninguém Te Avisou

Gal Costa + Rodrigo Amarante - Avarandado

O Terno + Shintaro Sakamoto + Devendra Banhart - Volta e Meia

Fran + Chico Chico - Dona Maria de Lourdes

Jaloo + MC Tha - Céu Azul

Tuyo - Solamento (Lucas Estrela remix)

Caetano Veloso - Noite de Cristal

Musa Híbrida - Um Planeta

Marcelo Jeneci - Acabou o Chorare

Dingo Bells - Bahia

Silva + Criolo - Soprou Wado + Lucas Santtana - Nina

Juliano Guerra + Thays Prado + Davi Batuka - Tem que Virar