• Marília Feix

Jards Macalé | Besta Fera

Atualizado: 18 de abr.

Jards Macalé é músico, compositor e cantor há mais de sessenta anos. O título de sua biografia, Eu Só Faço o Que Quero (2020), escrita por Fred Coelho, já aponta os caminhos escolhidos por ele ao longo da vida. Jards é autêntico, transgressor e livre.


O gênio "maldito" da música brasileira, como é chamado há algumas décadas, tem parcerias com outros nomes eternizados na cultura nacional. É um dos arranjadores do álbum icônico Transa (1972), de Caetano Veloso, e tem composições em parceria com os principais letristas do nosso cancioneiro, como Torquato Neto, Wally Salomão e Capinam.


Talvez a sua música mais popular seja "Vapor Barato", eternizada na voz de Gal Costa e, posteriormente interpretada pelo grupo carioca O Rappa. Mas sua carreira começa ainda na adolescência, com a criação de "Soluços", que é inundada de emoção e expressão. Depois chegam outras canções marcantes, entre elas "Movimento dos Barcos", "Hotel das Estrelas", "Coração do Brasil" e "Volto Pra Curtir".


Foto: José de Holanda

De lá pra cá realiza diversos projetos em colaborações com nomes como Naná Vasconcellos, Maria Bethânia, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhotto, entre outros.


Seus álbuns mais recentes são Besta Fera (2019), primeiro disco de inéditas em 20 anos, e Síntese no Lance (2021), parceria com João Donato, outro expoente longevo da música brasileira.


Assista a esta conversa com ele, marcada um pouco antes de sua apresentação no festival Se Rasgum, em Belém do Pará, sobre amor, música, política e sonhos.


✳︎


Jards Macalé também participou do programa Lampeja Música na FM Cultura, que abre com a história de "Buraco da Consolação", parceria dele com Tim Bernardes.



#TrilhaSonora: Akeem Music - Jorge Bem, Presidên


#MúsicasTocadas: Jards Macalé + Tim Bernardes - Buraco da Consolação

Ana Frango Elétrico + Luiza Brina - Somos Só

Almério - Queria ter pra te Dar

Bri - Se Possível

Gal Costa - Epitáfio

Tulipa Ruiz - Tá pra Nascer Algo Maior

Juliano Guerra + Davi Batuka + Thays Prado - Vamo

Pato Fu - Antes que Seja Tarde

Marina Sena - Por Supuesto

Rosa Neon - Cê Não tem Dó De mim

Silva + Illy - Nós dois Aqui

Lucas Santtana - Mensagem de Amor