• Marília Feix

Larissa Luz | Cante Pra Chamar

A cantora, compositora, curadora, produtora, ativista, atriz e empresária baiana Larissa Luz evoca a fé em "Cante Pra Chamar", canção composta “no auge da pandemia”, como ela conta. A música também traz uma fala da líder religiosa, educadora e ativista Makota Valdina, e um videoclipe realizado por mulheres e liderado por Juh Almeida, celebrando rituais de energização e otimismo, tão presentes e significativos na trajetória da artista.


Com três álbuns autorais lançados, a história de Larissa carrega muitos desafios e reconhecimentos. Ela já liderou os vocais do lendário grupo baiano de axé Ara Ketu, interpretou Elza Soares no "Musical Elza" e foi indicada ao Grammy Latino de 2016 na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo disco Território Conquistado.


Neste episódio do Lampeja, Larissa conta a história de sua mais recente realização, a faixa "Cante para Chamar", que foi construída em colaboração com o laboratório musical Rumpilezzinho, formado por jovens da periferia de Salvador e capitaneado pelo maestro, educador, compositor e arranjador Letieres Leite.



Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 27 de julho de 2021, na FM Cultura de Porto Alegre.


Foto: Flora Negri


"'Cante Pra Chamar'" traz a colaboração musical do Rumpilezzinho, que é um projeto musical idealizado por Letieres Leite, maestro com o qual eu já venho trabalhando há algum tempo, que eu adoro e tenho o maior respeito.


Quando ele me convidou pra criar uma música inédita, na mesma hora lembrei dessa canção. Primeiro porque foi uma letra que eu fiz durante o auge do isolamento social, então achei que dialogava com tudo que a gente estava vivendo, e que o resultado seria muito gratificante. Também pelo impacto que ela poderia ter na vida das pessoas. Eu imaginava que provavelmente muita gente estivesse passando pela mesma sensação que eu ali, lidando com as dificuldades, com as demandas, com tudo, né?

Tudo que esse esse período trouxe pra nós.


A música fala sobre fé, sobre a nossa conexão com o nosso eu, com a nossa forma de cultuar a espiritualidade e com essa verdade em que se aproxima quando a gente fica um pouco mais só, um pouco mais em silêncio. Eu quis falar sobre isso.


Produzi inicialmente em casa, no meu estúdio, e, de repente, quando surgiu esse convite, juntei as duas coisas: Enviei a música pré-produzida e os meninos da Rumpilezinho, Jordi, junto com Letieres, arranjaram o single junto ao que eu já havia feito. E aí saiu "Cante Pra Chamar".


Espero que vocês escutem de coração aberto pra que também transcendam e se conectem com o que há de mais profundo na alma de vocês. E que não percam a fé, não percam a esperança em um futuro próximo, um tanto melhor pra todos que estão a nossa volta". Declara Larissa Luz.


#TrilhaSonora: Akeem Music


#Playlist:

Larissa Luz - Cante Pra Chamar

Alexandra Jackson, Dona Ivone Lara, Max Viana e Pretinho da Serrinha - Sonho Meu

50 Tons de Pretas - A Mais Pura Verdade

Emicida + Gilberto Gil - É Tudo pra Ontem

Hermes Aquino - Nuvem Passageira

Ana Matielo - Pulsação

Ceumar - O seu Olhar

Caetano Veloso + Gal Costa - Sorte

Francisco El Hombre - Roda Viva

Elas de Minas - Atire Sorrisos

Thiago Fisher - Enquanto a Rua Não Vem