Xenia França | Por Que Me Chamas?
top of page
  • Marília Feix

Xenia França | Por Que Me Chamas?

Atualizado: 11 de dez. de 2023

A cantora e compositora baiana Xenia França conta a história da música "Por que me chamas?", faixa do seu disco solo de estreia, Xenia (2017), indicado a Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa no Grammy Latino 2018.


A artista, que iniciou sua carreira musical junto à banda Aláfia, é um dos nomes mais representativos da cena brasileira atual, propagando o a valorização da ancestralidade africana através de canções que abordam ritmos e mensagens de seus antepassados.


Photo: Mar+vin


“'Por Que me Chamas?' é uma canção composta por mim e pelo Lucas Cirillo, que aborda as subjetividades do racismo, mais especificamente o extrativismo cultural. Foi inspirada por uma viagem à Cuba, onde a gente pode conhecer as ligações da cultura afro-brasileira com a cultura afro-cubana. Além dos tambores, que fazem essa conversa diaspórica rítmica, há também a tradução de um Orikí de Eleguá, que é Exú no Candomblé brasileiro," explica Xenia França.


Confira o programa de rádio que foi ao ar na Unisinos FM em setembro de 2019.

Akeem Music - Jorge Bem, Presidên


Xênia França - Por que me chamas? Gilberto Gil - Esotérico Tim Maia e Gal Costa - Um dia de Domingo Tuyo - Amadurece e Apodrece Teago Oliveira - Corações em Fúria (Meu Querido Belchior) Chico César - History Lulu Santos - Sereia Mãeana - Filho Bonito Jorge Mautner - Segredo

bottom of page