Dessa Ferreira | Pulso
top of page
  • Marília Feix

Dessa Ferreira | Pulso

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Dessa Ferreira é cantautora, artivista, percussionista, arte educadora e bacharel em música popular pela UFRGS. Atua no Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco do Fundo Baobá. Também é uma das fundadoras e compositoras do grupo Três Marias e idealizadora e coordenadora do Ngoma e do Coletivo Pretambor. Integra os trabalhos autorais de Dona Conceição, Thiago Ramil e participa do grupo Sankofa Drums e da banda Oseetura. Neste episódio, ela conta a história de seu lançamento mais recente, "Pulso".


Foto: André Luiz Ferreira


Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 9 de dezembro de 2020, na FM Cultura de Porto Alegre.



"'Pulso' é uma composição minha que nasce a partir das tentativas de buscar saber mais sobre as origens da minha família. Eu sou filha de piauienses, nasci e cresci na periferia do Distrito Federal, e percebi que eu conhecia pouco sobre as origens da minha família. Principalmente na adolescência, eu tinha vergonha de assumir as minhas origens, de falar sobre mim e sobre a minha história. Então, com o tempo, através da música, da arte, e com o contato com tradições culturais de matrizes africanas e indígenas, eu fui compreendendo a importância de honrar nossas origens e saudar nossa ancestralidade como forma de resistência.

Com o passar dos anos eu entendi que o meu silêncio também contribuía com o processo de apagamento da minha história, e isso só me deixava mais vulnerável e submissa ao sistema. Então cruzando com mestres e mestras guardiãs de saberes ancestrais, como Martinha do Côco e Mestre do Pife, eu consegui acessar a beleza das minhas origens afro-indígenas e aprender a ouvir e contar histórias.

'Pulso' é esse pulsar ancestral que me move e me dá sentido pra seguir. E a partir desse pulso ancestral, tão presente na minha intuição, eu venho revirando histórias mal contatadas, buscando mais informações sobre os povos indígenas da região onde meus avós nasceram, para que, quem sabe nessa vida, eu ainda consiga acessar essa raiz. Eu sei que tem muito trabalho pela frente, mas valorizo demais o processo e esse trajeto que venho fazendo. Eu recomendo a todos esse mergulho interno como forma de cura. Então 'Pulso' é um olhar para o que está por trás do silêncio. E é sentir o que te move e te dá sentido. Buscar saber de onde viemos, para saber pra onde vamos," revela Dessa Ferreira.


#TrilhaSonora: Akeem Music


Dessa Ferreira - Pulso

Luedji Luna - Bom Mesmo é Estar de Debaixo D'Água

Gilberto Gil + JoãoDonato - Uma coisa Bonitinha

Gilsons + Mariana Volker - Devagarinho

Mariana Aydar - Te Faço um Cafuné

Jorge Mautner - Chuva Princesa

Tom Zé - Vai (Menina Amanhã de Manhã)

Alice Caymmi - Tudo o que For Leve

Luiza Brina + Teago Oliveira - Quando isso Passar

Luiz Gabriel Lopes - Recomeçaria

Ceumar + JosyAra - Espiral da Ilusão

Chico Chico - Amor pra Dar

Los Sebosos Postizos - Minha Teimosia, Uma Arma pra te Conquistar

Letrux + Xenia França + #Liniker + Luedji Luna + Maria Gadú - Gente Aberta (Acorda, Amor)

bottom of page