• Marília Feix

Rodrigo Amarante | Drama

Atualizado: 27 de jan.

Drama é o segundo disco solo de um dos grandes músicos e compositores da nossa geração. Rodrigo Amarante, que ganhou reconhecimento nos palcos com bandas como Los Hermanos, Little Joy e Orquestra Imperial, tem uma trajetória consistente que conta com colaborações de nomes como Marisa Monte, Gilberto Gil, Lanny Gordin, Tom Zé, Gal Costa e Devendra Banhart.

Drama é um disco teatral e cinematográfico, com poesias compostas em inglês e português. Sucede o álbum Cavalo, mostrando a liberdade rítmica e poética lindamente alcançadas pelo artista que reside em Los Angeles desde 2007. O disco voa longe, volta, emociona, dança, faz piada das suas dores e segue, como a vida há de ser.


Foto: Eliot Lee Hazel


Conversamos com ele sobre amor, humor e as delicadas influências que deram vida a esse álbum que começou a ser gravado em 2018, e foi lançado no primeiro semestre de 2021, com a produção de Mário Caldato Jr.



Amarante ainda participou do programa Lampeja Música na FM Cultura, que abre com a história de "Tango", terceira faixa do álbum.


"'Tango' não é um tango, mas eu uso na música a dança como metáfora para uma relação interessante, duradoura, saudável e bem humorada. O exercício foi escrever com uma primeira camada que funciona como instruções de dança. Mas, ao longo da música, isso vai se desmontando e vai começando a virar um pedido de ajuda. Uma celebração ao suporte de confiança. Para dançar é preciso haver comunhão, colaboração e cooperação. E algum humor. Uma relação bonita precisa permitir um pedido de socorro, um pedido de ajuda genuíno. E para algumas pessoas isso é difícil, e eu acho que eu sou uma dessas pessoas. Talvez por ser homem, mas também não acho que seja exclusividade do homem. É sobre se colocar num lugar vulnerável. Deixar o corpo cair e o outro pegar, de você conseguir seguir e de isso ser um grande barato." Explica Rodrigo Amarante


#Playlist:

Trilha Sonora: Akeem Music - Jorge Bem, Presidên

Rodrigo Amarante - Tango

Toquinho e Vinícius - O Velho e a Flor

Mahmundi - Sangue Latino

Jordana Henriques - Oração Prá Oxum

Gal Costa + Tim Bernardes - Baby

Almério - Queria Ter pra te Dar

Miri Brock - Me Diz O Que Que É

Jards Macalé + João Donato - Côco Taxi -

Os Mulheres Negras - Imbaruerí

Josyara - Pelas Tabelas

Zeca Baleiro - Ai Que Saudade d'Ocê

João Gilberto + Caetano Veloso + Gilberto Gil - Disse Alguém (All Of Me)