BaianaSystem | Brasiliana
top of page
  • Marília Feix

BaianaSystem | Brasiliana

Atualizado: 6 de fev.

BaianaSystem é um dos grandes acontecimentos da música brasileira contemporânea. A banda é o "resultado da união de quatro cabeças pensantes à serviço da arte dançante," como consta em seu manifesto. Com uma trajetória consistente iniciada 2009, quando lançou o seu primeiro disco homônimo, o grupo já foi contemplado com um Grammy Latino, com o prêmio de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, para o álbum O Futuro não demora. De lá pra cá a banda obteve reconhecimento crescente da crítica especializada, e segue atraindo milhares de fãs em shows hipnóticos e emocionantes.

O BaianaSystem foi Idealizado pelo guitarrista baiano Roberto Barreto, e conta com as programações e graves de Seko Bass, a personalidade inovadora e plural do vocalista Russo Passapusso, e a autenticidade do artista visual Filipe Catarxo. O projeto traz um caldeirão de referências intercontinentais, que passeiam por ritmos como frevo, dub, chula, dancehall e raggamuffin.

O dia 23 de abril de 2021 marca o desembarque de seu quarto álbum, OxeAxeExu, que traz 21 canções dividas em 3 atos: Navio pirata, Recital instrumental e América do sol.


Neste programa, Russo Passapusso fala sobre a faixa "Brasiliana," que conta com as participações de Chico César nos vocais, e de Mintcho Garrammone nos toques da guitarra baiana e do bandoneón. E na sequência, você ouve uma playlist de música brasileira incandescente.



Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 5 de maio de 2021, na FM Cultura de Porto Alegre.


Foto: Filipe Cartaxo / Divulgação


"O nome 'Brasiliana' era dado a espécies de bibliotecas da época do suposto 'descobrimento' do Brasil. Haviam centros de arquivos que eram levados para essas brasilianas e distribuídos pelo mundo. E quem trazia as informações desse país novo que estava surgindo ali eram os 'brasilianistas'. Esses pesquisadores vinham para o Brasil, recolhiam essas informações e levavam para as brasilianas.


Por ser uma cúmbia, a música homenageia os nossos ritmos sul-americanos. A cúmbia traz uma combinação muito interessante de sonoridades, pois ela passa pelos países da América Latina e vai absorvendo características de cada lugar. No nosso caso ela vem fundida e mixada com a identidade da cúmbia nordestina.


A participação de Chico César nessa canção também caiu como uma luva, pois interage com o contexto da musicalidade, da letra e da história que está sendo contada ali. A ideia do sotaque nosso, maravilhoso, nordestino, também é forte nessa canção. Tem também a participação de Mintcho Garramone, que já fez muitas outras composições com a gente, como "Lucro", que é outra faixa que aborda ritmos latinos.


O BainaSystem é apaixonado pelos ritmos do nosso continente e a gente procura mesclar e mergulhar nisso, entrando em em contato com pessoas do Uruguai, Argentina e México, para trazer essa mistura musical," explica Russo Passapusso.


#TrilhaSonora: Akeem Music


BaianaSystem + Chico César - Brasiliana

Elza Soares - A Mulher do Fim do Mundo (Omulu Remix)

AnaVitória + Rita Lee - Amarelo, Azul e Branco

Alice Caymmi - Princesa

Jorge Mautner - Chuva Princesa

Rodrigo Amarante - Nada em Vão

Alaga - Cai Baião

Duda Beat - Meu Coração

Erasmo Carlos - Grilos

Teago Oliveira - Corações em Fúria

Alexandre Kupinski - Cartilagem

Jordana Henriques - Oração pra Oxum

Juliano Guerra + Thays Prado + Davi Batuka - Vamo

Eu Também Sou Zé - Recado Tássia Reis - Desapegada

Karina Buhr - Dragão

bottom of page