• Marília Feix

Julia Mestre | Índia

Atualizado: Fev 19

Julia Mestre é cantora, compositora e instrumentista. Reconhecida na cena musical carioca, em 2019 lançou o seu primeiro disco inteiro, chamado GENESIS, já com composições autorais e arranjos sofisticados. Sua trajetória também traz diversas parcerias ao lado de nomes como Caetano Veloso, Emicida, Criolo e Lenine, além de colegas de sua geração, como Zé Ibarra, Dora Morelenbaum e José Gil. Poeta desde a infância, teve suas letras interpretadas por artistas do universo pop, como Ivete Sangalo e ANAVITÓRIA.


Neste episódio do Lampeja ela conta a história da música "Índia", faixa que é assinada e interpretada por ela e pela banda carioca Gilsons. E depois, você ouve uma playlist de música brasileira incandescente.


Foto: Gabi Carrera


Ouça o programa inteiro aqui, veiculado no dia 17 de fevereiro de 2020, na FM Cultura de Porto Alegre.


"'Índia' foi escrita em parceria com o José Gil, que faz parte da banda Gilsons, e essa canção foi gravada junto a eles. Foi escrita através do WhatsApp em uma conexão Índia - Brasil. Quem fez a viagem à Índia foi José. Ele foi pra lá e viveu diversas experiências, paisagens incríveis... E conheceu Serafim. De lá ele contou que havia se inspirado e feito o início de uma canção com a harmonia e a frase: 'Eu fui numa viagem pra um outro lado de mim, fui recebido pelo amor, o mais puro Serafim'. E me pediu o refrão.


Eu aqui do Rio de Janeiro, fiquei me perguntando e me questionando: 'Que palavras poderiam encaixar com tais reflexões?' E na hora me vieram estas perguntas: 'Pra onde vamos? Quem somos? E por onde guiam os nossos caminhos?' Eram tantas perguntas, mas nada disso tinha resposta. Sabendo que não havia resposta, veio o refrão: 'Deixa que a dúvida venha a respeito da vida. Iluminado seja aquele que já sabe o que é. E eu já não sei quase nada sobre tudo de você. Melhor não saber nada, assim posso entender'. Essa é a história da música 'Índia', uma conexão entre duas cidades". Explica Julia Mestre.


#TrilhaSonora: Akeem Music


#Playlist:

Gilsons e Julia Mestre - Índia

Marisa Monte - Segue o Seco

Francisco El Hombre - Minha Casa

Los Hermanos - Mais Uma Canção

Adriana Calcanhoto - Ninguém na Rua

Caetano Veloso - Alexandrino

Elza Soares - Volta Por Cima

Felipe S. - Santo Forte

Vinícius de Moraes e Toquinho - Turbilhão

Josyara + Izen - Iara Correnteza

João Pedro Cé - Faceira

Jordana Henriques - Oração para Oxum